Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Clássicos: Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Filme traz Robin Williams no papel principal ao lado de jovens atores.


Dirigido pelo australiano Peter Weir, "Sociedade dos Poetas Mortos" (Dead Poets Society, no original) se passa na Academia Welton, uma escola de Ensino Médio para garotos, conservadora e aristocrática, com rígidos modos de ensino. O foco da trama é na chegada de um novo professor de inglês, John Keating (vivido por Robin Williams), que tenta trazer às aulas novidades e outros modos de pensar.

Os métodos do novo mestre são, entretanto, estranhados pelos alunos e muito mal recebidos pelos diretores da escola. Demora algum tempo até um grupo de sete alunos começar a se inspirar pelas aulas de poesia e, com consentimento do Sr. Keating, refundarem a antiga (e proibida) "Sociedade dos Poetas Mortos". As aulas de inglês e às idas ao "clube dos poetas" logo foram se tornando um refúgio para cada um deles, contra toda a disciplina e pressão que sofriam na escola e, em alguns casos, dos próprios pais. Os dizeres Carpe Diem ("aproveite o dia") passam a ser o lema dessa turma.


Ao longo do filme, a situação da vida pessoal dos alunos é revelada e é mostrado como as novas ideias aprendidas nas aulas de inglês influenciam nela. Ganha destaque a história de Neil Perry (Robert Sean Leonard), espécie de líder do grupo, que sonha em ser ator, mas é duramente reprimido pelo pai, que o quer na vida acadêmica. Outra trama influenciada pelos novos pensamentos é a de Knox Overstreet (Josh Charles), um tímido romântico, que aos poucos ganha coragem para se declarar à mulher amada. O jovem Todd Anderson (Ethan Hawke), também tímido e recluso, passa a enfrentar o medo de falar em público. E por fim, o mais rebelde do grupo, Charlie Dalton (Gale Hansen), que após os acontecimentos muda seu nome para Nuwanda e passa a enfrentar abertamente os superiores da escola e desafiar todo o tradicionalismo que os cercavam.

Com um desfecho surpreendente e transmissão de diversas citações e mensagens ao longo da história, o filme passa uma bela lição de vida sobre seguir seus sonhos e aproveitar os dias ao máximo. "Sociedade dos Poetas Mortos" colecionou prêmios e indicações, além de diversos fãs da obra que permanecem até os dias de hoje.

"Carpe Diem, garotos, aproveitem o dia, façam com que suas vidas sejam extraordinárias."

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário