Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Clássicos: “Chinatown” (1974)

Suspense do célebre diretor Roman Polanski colecionou prêmios do Oscar, Globo de Ouro e BAFTA.

“Chinatown” é um filme ambientado na década de 1930 e traz Jack Nicholson no papel principal: um detetive particular que é contrato por uma dama da alta sociedade que suspeita que seu marido tenha um caso com uma jovem moça (vista com ele numa foto). O marido em questão é o engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia de Los Angeles, que durante a investigação aparece morto no reservatório de água da cidade, tornando o caso mais sério do que o esperado.

Antes disso, porém, outra reviravolta: o detetive descobre que a mulher que o contratou nada mais era do que uma farsante quando a verdadeira esposa (vivida por Faye Dunaway) o encontra. Em meio a perseguições de gângsteres da cidade, o personagem de Nicholson se envolve em um romance com sua cliente e descobre que ela é filha de um dos homens mais poderosos de Los Angeles: um empresário rico (interpretado por John Huston) que possui interesses ilícitos nas terras próximas ao reservatório (dentre eles, a suspeita de desvio ilegal de água). Como se já não fosse o bastante, cria-se também a suspeita de que a personagem de Dunaway teve uma relação incestuosa com o próprio pai e que a jovem moça vista na foto ao lado de seu falecido marido é, na verdade, fruto dessa relação.

Com diversas viradas na trama e muito suspense, o filme tira o fôlego do espectador de maneira intrigante. “Chinatown” venceu o prêmio de melhor filme de drama no Globo de Ouro de 1975 e também o melhor roteiro original do Oscar no mesmo ano, dentre outras diversas premiações. O produtor Robert Evans afirmou que o filme foi o responsável por transformar Jack Nicholson – até então uma estrela em ascensão – em um dos atores mais renomados de Hollywood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário